Para comemorar o Dia Mundial da Poupança, os alunos da turma 10º E (Ciências Sócio-Económicas), apresentam conselhos, da sua experiência pessoal, destinados a economizar, fazendo uma gestão mais eficiente dos recursos. Os alunos da turma Técnico de Turismo Ambiental e Rural – TTAR (Curso EFA) contribuíram com uma faixa construída com materiais reciclados e exposta no pavilhão D (ver imagem abaixo). Alunas da turma Técnico de Apoio à Gestão – TAG (Curso EFA) colaboraram com o cartaz comemorativo acima apresentado.

Esta atividade é a primeira de um conjunto, que se enquadra no âmbito do projeto de educação financeira a implementar no nosso agrupamento.

Conselhos de poupança dos alunos

Saber gastar e saber poupar, algo que todos nós precisamos de saber. Desligar as luzes e fechar as torneiras, pequenos gestos que resultam em grande poupança. (Ana Rita Gomes)

Uma boa maneira de poupar água, enquanto lavamos os dentes, é ter a torneira ligada só quando for mesmo necessário. Para bochechar, por exemplo. Outra maneira de poupar quando tomamos banho, é tomar um duche em vez de banho de imersão e, enquanto nos ensaboamos, devemos ter a torneira fechada, para poupar. (Ruben Sales)

Devemos utilizar extensões com interruptores com luzes de presença, onde temos eletrodomésticos, como as televisões, para que possamos desligá-los durante a noite. Assim os aparelhos não ficam em stand by e poupamos energia. (Raquel Caretas)

Quando for comprar os produtos que efetivamente necessita, deve fazer uma lista com o objetivo de comprar somente o que precisa, economizando deste modo. (Guilherme Rasteiro)

Na minha opinião, acho que devemos poupar nas compras do supermercado. Por exemplo, se optarmos por fazer uma lista dos alimentos mesmo essenciais, evitamos acrescentar mais e mais produtos que não sejam necessários, poupando assim o dinheiro que se gastaria nos mesmos. (Daniela Jesus)

Devemos trocar as lâmpadas normais por economizadoras. Devemos optar por um tarifário bi horário e ligar as máquinas no período mais barato. Os carregadores dos telemóveis e dos computadores devem ser desligados da ficha quando não estão a ser utilizados. (Jorge Polido)

Os eletrodomésticos como, por exemplo, a máquina de lavar roupa, devem ser utilizados durante a noite, devido a existir um tarifário (tarifário bifásico) em que o custo é inferior no horário noturno. (Madalena Oliveira)

Devemos desligar os eletrodomésticos e não deixá-los em modo standby. Apesar de não estarem a ser utilizados, se a luz estiver acesa, a energia continua a ser consumida. (Lisa Monteiro)

Quando saímos de casa, por vezes durante apenas 30 minutos, desligamos o computador e todas as outras luzes da casa, quando os vamos ter de ligar outra vez quando chegarmos. Ao ligarmos tudo de novo estamos a gastar mais energia, nalguns casos, do que se os aparelhos permanecessem ligados.(Zara Silva)

Uma boa forma de poupar quando estamos a tomar duche ou a lavar os dentes, é fechar a torneira sempre que a água corrente não é necessária, pois gastamos menos água e poupamos mais dinheiro. (Rafaela Garrau)