Sob a orientação da Diretora de Turma do 8ºF (hoje 9ºB), profª. Maria Filomena Cravo, «Navegar é preciso» foi um projeto pensado e concretizado de forma interdisciplinar.
O mar foi, assim, o tema escolhido para suporte aglutinante de momentos de verdadeira motivação de pesquisa, realização de trabalhos e de aprendizagem, que se materializaram através de trabalhos de Física, de História, de Ciências, de Português, de Geografia e de Educação Visual.
Ao longo do ano, professores e alunos das várias disciplinas intervenientes trabalharam o tema, procurando sempre um elo enriquecedor do conhecimento, com o mar sempre por perto.
O ponto culminante desta iniciativa aconteceu ao largo de Sesimbra, a bordo da barca Santiago. Ali, no mar, os alunos da turma fizeram leituras de textos da sua autoria e lançaram na água contentores de bambu com mensagens de amor, de solidariedade, de paz, de ecologia e de esperança.
O JornaLESS registou estes momentos.
Professores e alunos agradecem a colaboração do Clube Naval e da Câmara Municipal de Sesimbra que graciosamente ajudaram a concretizar este projeto.

Profª Maria Filomena Cravo