Saúde à Vista foi o tema do XII Congresso do Grupo de Intervenção em Saúde Comunitária (GISC), que decorreu na manhã do dia 17 de maio,no auditório do Cineteatro João Mota. Em seguida, alunos, professores e outros acompanhantes dirigiram-se para a Praia do Ouro. Nesta praia, à tarde, ocorreram diversas atividades lúdicas na Praia do Ouro, com particular destaque para o Jogo das Sete Moiras.

 

Durante a manhã…

…foram apresentados trabalhos dos alunos dos três ciclos de ensino e do Secundário de escolas do concelho. Assim, no palco, a ‘saúde esteve à vista’ através da abordagem dos temas higiene, bullying, epilepsia, reciclagem, drogas, depressão e ser jovem. Em relação à assistência – composta sobretudo por alunos e professores –, esta lotou o auditório, destacando-se o civismo dos presentes e a animação contagiante com que se manifestaram.

Estes atributos do público foram, desde logo, valorizados por alguns dos intervenientes na sessão de abertura, composta por Augusto Pólvora – Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra; Lourenço Braga – Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Arrábida; Albertina Vieira – representante dos professores; Joana Polido, aluna da turma 8º C da EBI da Quinta do Conde, e Renato Duarte, da turma 8º C da EBI da Boa Água – representantes dos alunos.

Como pano de fundo das apresentações encontrava-se o cartaz deste XII congresso do GISC, composto por um desenho da autoria de um aluno do 8º ano, o César Freire, da turma de Percurso Curricular Alternativo (PCA), da Escola Básica do Castelo, uma das escolas do nosso agrupamento.

Propiciar o debate sobre a saúde dos jovens e fazer a ligação aos serviços públicos eram as finalidades deste encontro, promovido pela Câmara Municipal, pelo ACES da Arrábida e pelos agrupamentos de escolas do concelho, com o apoio da GNR – Escola Segura.

Durante a tarde…

… a seguir às apresentações, os alunos alegraram as ruas de Sesimbra, na sua caminhada até à Praia do Ouro, sob o olhar atento dos professores e dos agentes da Escola Segura. Depois, no decorrer do almoço, no areal da Praia do Ouro, além do piquenique, os alunos também tiveram tempo para jogar à bola e ir a banhos.

As atividades recreativas continuaram sob a orientação do professor Gonçalo Almeida, da Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho, organizador do Jogo das Sete Moiras Encantadas. Este consistiu num peddy paper inspirado numa lenda portuguesa. A fim de jogarem, os alunos tinham formado equipas durante a manhã, de forma a responderem aos desafios que iam sendo colocados. Ao chegarem aos vários postos distribuídos pela praia, os grupos tinham que responder a questões sobre as apresentações matutinas, tendo mostrado facilidade em fazê-lo, o que refletiu a sua atenção em relação às temáticas abordadas no evento.

Seguem-se os vídeos destes dois momentos do dia com o GISC:

(ficha técnica do vídeo referente a “Durante a Tarde…”:  captação de imagem e entrevistas feitas por alunos do 9º PCA – Catarina Torres, Farlei Dias e Vanda Carina – e pelo professor Luís Varela | montagem a cargo do professor Luís Varela)